Concurso Guarda-Vidas 2016 – Inscrições, Edital, Vagas

Edital do Concurso de Guarda Vidas 2016

O guarda-vidas trabalha para realizar medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento de pessoas que frequentam ambientes aquáticos, seja em piscinas ou praias, em cidades litorâneas e nos clubes do interior. Confira a seguir informações sobre as vagas do concurso de guarda vidas 2016.

concurso-guarda-vidas

Principalmente nas cidades do litoral, os guarda-vidas são profissionais do Corpo de Bombeiros de cada localidade, pertencentes aos quadros da Polícia Militar e sendo recrutados através de concursos promovidos anualmente, podendo exercer as atividades através de contratos temporários (como em época de alta temporada, quando o número de profissionais deve ser maior em virtude da demanda), ou através de contratação normal, sendo mantidos no quadro funcional do Corpo de Bombeiros.

Para se tornar um guarda-vidas é preciso ter bom preparo físico, ou seja, ser um atleta, sabe nadar muito bem e conhecer as técnicas de resgate, tanto dentro como fora da água, além de conhecimentos de primeiros socorros. É importante ainda saber os riscos que poderá enfrentar no trabalho.

O guarda-vidas deve possuir excelente resistência aeróbica e anaeróbica e boa capacidade pulmonar, habilidade com esportes, capacidade de concentração, flexibilidade para trabalhar em equipe e manter uma disciplina acima dos padrões normais, evitando qualquer atitude ou vício que possa interferir em suas atividades. Se você preenche esses pré requisitos, poderá tentar uma vaga fazendo a sua inscrição no concurso de guarda vidas em 2016.

Inscrições Concurso Público Guarda-Vidas 2016

Os concursos promovidos anualmente pela Polícia Militar geralmente acontecem antes das temporadas de verão. Neste ano, por exemplo, a Polícia Militar do Estado de São Paulo encerrou suas inscrições no começo de dezembro, começando a seleção dos profissionais logo em seguida, oferecendo pelo menos 300 vagas de guarda vidas em 2016 para as cidades do litoral paulista.

As exigências da Polícia Militar para os candidatos do concurso público de guarda-vidas 2016 é que possuam pelo menos 18 anos, tenham plena capacidade física e mental, conclusão de pelo menos o primeiro grau (na maior parte dos Estados brasileiros já se exige conclusão do segundo grau) e que, além das provas teóricas, que envolvem conhecimentos de matemática, português e alguns assuntos específicos (dependendo de alguns Estados até mesmo de legislação), que obtenham um nível especificado nas provas físicas.

guarda-vidas-bombeiro-concurso-publico-edital-vagas

Conseguindo aprovação na provas teóricas e de resistência física, o guarda-vidas ainda deve passar por uma avaliação psicológica, exigência da Polícia Militar, comprovando que tenham a postura necessária para assumir a função, de vital responsabilidade.

Quando em atividade, o guarda-vidas ainda precisa manter sua resistência fazendo treinamentos diários, com corrida ou natação pelo menos durante uma hora por dia, além de complementação de quatro sessões de musculação semanais, com exercícios de resistência, e simulação de resgates. Portanto se você pretende fazer a inscrição no concurso de salva vidas em 2016, comece a se preparar desde já, tanto no preparo físico, como para a prova do concurso que é bastante concorrida na maioria dos estados do país.

Confira também: Concurso Bombeiros 2016 e Concurso Brigada Militar 2016

Edital do Concurso de Guarda Vidas 2016

Muitos profissionais com vocação para guarda-vidas conseguem emprego na atividade privada, como guarda-vidas de rios e corredeiras, de piscinas e represas, de parques aquáticos e navios turísticos. O mercado de trabalho está se tornando bastante amplo, independente das contratações através da Polícia Militar, podendo não só trabalhar em terra, como em cruzeiros e, em muitas oportunidades, conseguir vagas em outros países, através de empresas terceirizadas.

Você pode tomar maiores informações sobre as vagas dos concursos de guarda-vidas 2016 nos sites da Polícia Militar de cada Estado, podendo se preparar para os concursos que ocorrem anualmente ou, se preferir, entrar em contato com a Sociedade Brasileira de Salvamento – Sobrasa, no endereço http://sobrasa.org.

Apostila Concurso Guarda Vidas 2016

Para se preparar para concursos de guarda vidas ou salva vidas, selecionamos abaixo o melhor material para você estudar e conseguir ser aprovado em uma das vagas:

Apostila para Concurso de Guarda Vidas

Um comentário em “Concurso Guarda-Vidas 2016 – Inscrições, Edital, Vagas

  1. Gostaria de obter mais informações sobre o concurso público de guarda-vidas 2016…
    telefone, email, ???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *